TERMOGRAFIA
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Outros Serviços
fator de potência
Termografia

A termografia é uma das técnicas de manutenção preditiva não invasiva utilizada para monitoramento de equipamentos e sistemas críticos.

Realizamos termografia para Mogi e SP com equipamentos de ultima geração, com tecnologia MSX.

O aquecimento, a vibração e os vazamentos são considerados os três principais fatores que levam a falha e quebra de máquinas e equipamentos que fazem parte da infraestrutura predial.

Somos especialistas no assunto

As manutenções podem ser classificadas em corretiva, preventiva e preditiva. A termografia é considerada uma análise preditivos e seu custo é infinitamente menor, quando comparado ao custo de uma intervenção não programada provocada por excesso de temperatura.

Manutenção corretiva pode ocorrer de forma programada ou não programada. Em geral, a manutenção corretiva não programada ocorre quando uma situação de falha já ocorreu, fazendo com que um equipamento ou sistema deixe de realizar as funções para o qual foi projetado ou se espera que ocorra.

Se estiver precisando de termografia para Mogi e SP você está no lugar certo. Conte com a VECTOS.

O capítulo 4.3 da NBR 5674 da ABNT a respeito de Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção, trata a respeito do Programa de Manutenção que uma edificação deve possuir.

Termografia Mogi SP
Termografia

Veja nossas propostas para serviços especializados

fator de potência

ANÁLISE DE QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA

Análise de qualidade de energia elétrica requer avaliação dos parâmetros elétricos para garantir fornecimento de energia confiável, de alta qualidade e...
o que é spda

ENSAIO E LAUDO DE SPDA

Para instalações já existentes, a análise técnica e emissão de laudo de conformidade do SPDA...

Termografia: O que é e como incluir na rotina da manutenção

Antes de tudo, gostaríamos de informar que somos uma empresa sediada em Mogi das Cruzes e SP e realizamos termografia com laudo técnico e emissão de ART. 

termografia já estava presente na área da saúde desde 1957, no entanto, com o avanço tecnológico, com o aprimoramento dos equipamentos térmicos e com o avanço das técnicas de manutenção de ativos, finalmente, acabou sendo incorporada nas rotinas de manutenção de equipamentos e sistemas prediais. Entenda o que é a termografia e como podemos incluir o uso na rotina da manutenção. 

O que você vai ver neste conteúdo:

O que é termografia?

A análise termográfica, como é mais conhecida no mercado, é uma técnica de inspeção não invasiva, ou seja, não interfere no funcionamento ou na operação das instalações, equipamentos ou sistemas. Toma como base a detecção de radiação infravermelha emitida por corpos e converte para uma faixa de temperatura que possamos comparar.

Leia também:

FLIR: Tecnologia MSX da FLIR para termografia e imagem térmica

A VECTOS realiza termografia?

Sim, a VECTOS realiza termografia para Mogi e SP com equipamentos de ultima geração, em conformidade com as normas técnicas vigentes, em especial a ABNT NBR 16818. Utilizamos equipe técnica especializada e equipamentos com tecnologia de ponta, como as câmeras térmicas para termografia com tecnologia MSX da Flir. As imagens são processadas e analisadas através de software específico com alta tecnologia, permitindo desse modo, a obtenção de imagens térmicas altamente detalhadas e por fim um relatório de termografia completo e profissional.

A VECTOS entregue ao cliente um relatório completo contendo:

  • Identificação do Cliente;
  • Período de inspeção;
  • Descritivo dos instrumentos utilizados;
  • Definições, técnicas, critérios e metodologia utilizada;
  • Qualificação do profissional responsável pela análise técnica em campo;
  • Qualificação do engenheiro responsável pelo laudo;
  • Matriz GUT de severidade da anomalia x prioridade de intervenção;
  • Matriz Delta T;
  • Apresentação do Método de Máxima Temperatura Admissível – MTA;
  • Relação de equipamentos inspecionados por localização x anomalia encontrada;
  • Relatório individual com imagem real e térmica de cada ponto aquecido;
  • Recomendações técnicas para intervenção;
  • Relação de equipamentos não classificados;
  • Cópia da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART do engenheiro responsável;
  • Cópia do certificado de aferição com rastreamento dos equipamentos utilizados;
Termografia Mogi SP
Imagem 1: Parte integrante de um relatório de termografia

Como é realizada a termografia?

É realizada através de inspeção com a utilização de uma câmera infravermelho, sendo assim, a VECTOS utiliza a tecnologia com aprimoramento MSX. Equipamento desenvolvido especificamente para esta finalidade. Após o ajuste de emissividade e demais parâmetros necessários o equipamento captura a imagem do ponto de inspeção desejado e com o auxílio de um software as imagens são primeiramente processadas e tratadas onde conseguimos separar os espectros de cores da imagem térmica, que por sua vez, guardam relação com a temperatura dos objetos observados. Os termogramas podem apresentar diversas faixas de temperatura, podendo variar entre -50ºC a 2000ºC, dependendo do equipamento utilizado. Através do espectro de cores emitido pelo corpo observado podemos enfim determinar a temperatura do equipamento e apontar, contudo, se existe ou não anormalidade. 

Para que serve a termografia?

É considerada uma manutenção preditiva. Seu objetivo principal é identificar a temperatura anormal em pontos, partes e superfícies de equipamentos críticos. Os pontos aquecidos, no entanto, guardam potencial elevado de falha iminente e quando adequadamente identificados possibilitam a correção de falhas do tipo:

  • Sobrecarga;
  • Desgaste;
  • Oxidação;
  • Desalinhamento;
  • Mau contato;
 

Essas falhas que podem gerar quebra ou provocar uma falta de energia elétrica, a queima de equipamentos, o desligamento ou interrupção de uma máquina ou processo vital na operação de um sistema crítico podem ser conhecidas precocemente, proporcionando tempo hábil para que a equipe de manutenção possa intervir. A termografia promove confiabilidade operacional e redução de custo de manutenção, proporcionando:

  • Eficiência operacional da instalação;
  • Identificação precoce de anormalidades térmicas;
  • Aumento da confiabilidade do sistema;
  • Evitar acidentes com risco de incêndio

Onde utilizar a termografia na manutenção?

Por ser uma técnica de inspeção não invasiva, que não interfere na operação de equipamentos e sistemas, a termografia possui diversas aplicações. Na manutenção de edifícios e infraestrutura predial os pontos mais comumente inspecionados são quadros elétricos, cubículos, barramentos, muflas, cabos elétricos, disjuntores, chaves, seccionadoras e transformadores, tubulações, baterias, nobreak, motores, acoplamentos e até mesmo na fachada do prédio. Enfim, as aplicações são diversas, sempre trazendo um excelente custo benefício.

Qual a periodicidade para realização de termografia?

A periodicidade adequada pode variar de acordo com alguns parâmetros dos sistemas envolvidos como criticidade, tempo de uso, estado de conservação, backup, custo de reparo e histórico de manutenção. Em geral a recomendação é realizar uma análise completa da infraestrutura elétrica a cada 12 meses.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?