O DPS – Dispositivo de Proteção contra Surtos é um item obrigatório pela NBR5410 e NR-10. é um equipamento de proteção essencial nas instalações elétricas. Ele vai ligado entre as fases e o aterramento de proteção e tem função de proteger a instalação na ocorrência de surtos causados por descargas atmosféricas.
Projeto elétrico, Laudo de PDA/SPDA e Laudo elétrico são alguns dos documentos obrigatórios que devem constar no PIE – Prontuário de Instalações Elétricas, em conformidade com a NR-10.
Fiscais do Ministério do trabalho avaliam o Prontuário das Instalações elétricas – PIE durante as perícias.
O SPDA foi inventado em 1752 pelo cientista e político norte-americano Benjamin Franklin. Enquanto empinava uma pipa com fio metálico ele observou raios descendo pelo fio, comprovando sua teoria sobre descargas elétricas atmosféricas.
O Brasil é o maior país tropical do mundo. Uma consequência de nossa localização e do tamanho extenso de nosso território nos torna o país com maior incidência de raios no planeta. São cerca de 77,8 milhões de descargas atmosféricas todos os anos.
A termografia é uma das técnicas de manutenção preditiva não invasiva utilizada para monitoramento de equipamentos e sistemas críticos.
ABNT NR-10- Segurança em Instalações elétricas e serviços em eletricidade;
Veja também:
Página: Banco de capacitores
ANEEL: Agência Nacional de Energia Elétrica
PMT – Painel de Média Tensão.
O PMT ou painel de média tensão pode incluir chaves, seccionadoras, transformadores de instrumentos, disjuntores e medidores com finalidade de realização de manobra, proteção e medição, sendo comumente utilizado em hospitais, comercio, aeroportos e indústria em geral.
QGBT – Quadro Geral de Baixa Tensão.
São quadros elétricos onde estão instalados instrumentos de medição, proteção e manobra, como disjuntores, fusíveis e seccionadores. Utilizado para alimentação de energia elétrica dos quadros de distribuição. Largamente utilizado.
QTA – Quadro de Transferência automática.
Este tipo de quadro elétrico possibilita uma redundância de alimentação elétrica entre duas fontes de suprimento de energia distintas, normalmente a rede da concessionária local e outra fonte alternativa, comumente um gerador. Possibilita mais segurança e redundância no fornecimento de energia elétrica de cargas críticas. Basicamente constituído de dois dispositivo de manobra sendo eles contatores ou disjuntores motorizados e um módulo controlador. O quadro elétrico QTA faz a transferência da carga através do barramento conectado aos dispositivos de manobra.
Um módulo controlador monitora as duas fontes de energia elétrica, principal e alternativa, e realiza a transferência assim que percebe uma falha ou interrupção na fonte principal ou ainda de acordo com uma programação estabelecida.
QDF – Quadro de Distribuição de Força
Quadro elétrico bastante conhecido como “Quadro de Luz”, é responsável por distribuir a energia elétrica para cada um dos circuitos terminais da instalação. Possui um disjuntor geral, barramentos ou interligações e disjuntores secundários específicos para proteção das cargas a serem alimentadas. Pode possuir uma ou mais fontes de alimentação, de acordo com a necessidade e criticidade.
QBC – Quadro de Banco de Capacitores
Quadro elétrico normalmente composto por armário singelo ou modular contendo painel de controle automático, disjuntor principal de proteção geral, disjuntores secundários para proteção dos capacitores que irão realizar o controle do fator de potência da instalação.
CCM – Centro de Controle de Motores.
Quadros elétrico que comandam o funcionamento e operação de motores elétricos, normalmente acionando máquinas ou outros equipamentos. Pode ser montado para acionamento de motores com aplicações diversas, partida direta, estrela-triângulo, soft starter, com ou sem Inter travamento ou bloqueio através de dispositivos de comando e contatos auxiliares ou por CLP (Controlador Lógico Programável).
QA – Quadro de Automação
Quadro elétrico de alimentação normalmente composto por fonte de alimentação, dispositivos de proteção, controle, CLP (Controlador Lógico Programável) ou relés automatizados, dispositivos de manobra e indicação. Utilizado para conexão de comando e controle de periféricos, que podem ser equipamentos, máquinas ou qualquer outro ponto de energia com necessidade de controle.
TTA – Quadros certificados.
Quadro elétrico certificado são produzidos em atendimento a todos os critérios da ABNT NBR IEC 60439-1, sendo efetuado além dos ensaios de rotina, os ensaios de tipo. São quadros que devido aos critérios construtivos e de segurança com pouca probabilidade de falha ou avaria, são quadros considerados mais seguros devido ao seu alto nível de proteção contra surtos e elevações de temperatura, atendendo a critérios específicos solicitados nos projetos elétricos mecânicos. O certificado é emitido após a realização de todos os ensaios de tipo.
ARMÁRIO
Construídos em módulo e sobre soleiras para sobreposição direta no piso ou em bases de concreto.
MULTICOLUNAS
Construído em painel modular normalmente interligados, para sobreposição no piso ou em bases de concreto.
CAIXA
Construído em painel singelo podendo ser de sobrepor ou embutir. Podem ser construídos para serem fixados nos mais diversos tipos de suporte, inclusive, no próprio equipamento consumidor.
MESA
Desenvolvidos com monobloco e também utilizado para acionamento e controle de máquinas e equipamentos, normalmente modular para ser fixado no piso, em bases de concreto ou no próprio equipamento.
Este conteúdo são de direito reservado da Vectos Engenharia Ltda. Sua reprodução, parcial ou total sem a devida autorização do autor configura crime de violação de direito autoral – conforme artigo 184 do código Penal – Lei 9610/98 – Lei de direitos autorais.